Fasc garante manutenção do albergue mesmo com paralisação de segurança terceirizada

Recursos não foram repassados à empresa, em virtude do atraso na apresentação de documentos por parte da prestadora

Frio faz procura por abrigos crescer em Porto Alegre | Foto: Alina Souza/CP

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) garantiu na manhã desta sexta-feira que a interrupção do serviço de segurança prestado por empresa terceirizada não afeta a operação dos albergues municipais de Porto Alegre. A empresa Spider, que presta o serviço de segurança, não encaminhou seus funcionários para o trabalho nessa quinta-feira. Em função disso, a Guarda Municipal assumiu a tarefa. Conforme a Fasc, os recursos para pagamento não foram repassados à empresa, em virtude do atraso na apresentação de documentos por parte da prestadora, referentes ainda ao mês de janeiro.

A prefeitura reforça que “o atraso no pagamento ocorre pela morosidade da entrega por parte da empresa para a abertura do processo. Sendo assim, o repasse de janeiro está em análise para ser liberado.” A reportagem entrou em contato com a empresa Spider, mas não obteve resposta. O acolhimento nos albergues ocorre das 19h às 7h, incluindo pernoite, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamento à rede de saúde, quando necessário.

Durante a Operação Inverno, o Albergue Municipal oferece 150 vagas, e fica localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta.