Secretário da Fazenda admite que atraso de salários pode prejudicar campanha de Sartori

Luiz Antônio Bins destacou números obtidos pelo emedebista e atribuiu liderança do governador a um trabalho transparante

Luiz Antônio Bins e José Ivo Sartori. Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

O secretário estadual da Fazenda, Luiz Antônio Bins, comentou, na tarde de hoje, o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto Methodus, divulgada pelo Correio do Povo, apontando o governador José Ivo Sartori (MDB) com o maior percentual entre os pré-candidatos ao governo gaúcho incluídos no levantamento.

Alvo de opositores, o parcelamento de salários, que deve persistir até dezembro, é motivo de preocupação no núcleo duro do Piratini. Conforme Bins, o histórico de atrasos na folha pode resultar em perda de votos na corrida eleitoral. “Parcelar salários é uma consequência que lamentavelmente acontece e, evidentemente, tem um efeito negativo”, admitiu.

Contudo, Bins considera que um conjunto de medidas, tomada de forma transparente pelo governador, leva Sartori a liderar a pesquisa eleitoral neste momento.

No fim da tarde, a Fazenda confirmou o 31° parcelamento de salários da atual gestão. Nas primeiras horas da manhã desta sexta, os servidores que recebem até R$ 1,2 mil terão os valores creditados, confirmou Bins.

Hoje, o Instituto Methodus revelou que no cenário estimulado de primeiro turno, Sartori (MDB) aparece com 17,5% das intenções de voto, seguido de Jairo Jorge (PDT) com 10%. O candidato Miguel Rossetto (PT) surge com 8,1%, em empate técnico com Eduardo Leite (PSDB), que registra 8% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 22,6% e 21,6% dos eleitores declaram não saber em quem votar. Na menção espontânea para governador, Sartori (MDB) é o nome mais lembrado, com 5,2%.

Os questionários foram aplicados em 25 municípios do Rio Grande do Sul, entre os dias 19 e 25. A amostra é composta por mil entrevistas, com eleitores de ambos os sexos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-05933/2018.