RS registra desenvolvimento alto ou moderado em 99% das cidades, revela Firjan

Entre os 100 municípios mais desenvolvidos do País, há 18 gaúchos, valor que só é superado pelo estado de São Paulo

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018, divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, revela que 99% das cidades gaúchas (485 dos 490 municípios avaliados) atingiram nível de desenvolvimento alto ou moderado em 2016, ano-base do levantamento. Entre as 100 melhores de todo o País, há 18 do Rio Grande do Sul, valor que só é superado pelo estado de São Paulo. Além disso, nenhuma cidade gaúcha registra baixo desenvolvimento.

O estado é o que reúne, proporcionalmente, mais municípios com nível de excelência em Saúde: 84,9% (ou 421 cidades). O Rio Grande do Sul responde por sete dos dez melhores municípios do país nesse quesito. Apesar disso, o cenário evolutivo frente a 2015 se divide: 53% dos municípios avançaram, enquanto 47% recuaram.

O índice monitora todas as cidades brasileiras e a avaliação varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento. Cada uma delas é classificada em uma das quatro categorias do estudo: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), desenvolvimento regular (0,4 a 0,6), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1). O índice leva em conta conquistas e desafios socioeconômicos de competência municipal: manutenção de ambiente de negócios propício à geração local de emprego e renda, educação infantil e fundamental, e atenção básica em saúde.

Vale Real ultrapassa Lajeado e chega ao topo do ranking gaúcho

Com evolução no índice Emprego e Renda, assim como nos demais critérios, o município de Vale Real, no Vale do Caí, atingiu, pela primeira vez, o topo do ranking gaúcho, deixando para trás a cidade de Lajeado, e a quarta posição do ranking nacional. Antes, a cidade não aparecia no “top 10” gaúcho e tinha a posição 276 de todo o País, em 2015.

Lajeado, que desde o início da série histórica oscila entre as duas primeiras posições, ocupa agora o segundo lugar no ranking estadual. Devido principalmente ao polo industrial de alimentos, a cidade chega a sexta posição no ranking nacional.

As demais posições do Top 10 pertencem a Campo Bom, Mato Leitão, Muçum, Serafina Corrêa, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Gramado e Picada Café.

Porto Alegre ficou na 119ª posição estadual. A cidade registra alto desenvolvimento em Saúde (0,8675) e moderado em Emprego e Renda (0,7070) e Educação (0,7666). A capital gaúcha está na 12ª colocação no ranking das capitais nacionais, perdendo duas posições em relação a 2015.

No outro extremo do ranking gaúcho, entre as dez cidades com menor IFDM do estado, a baixa pontuação no IFDM Emprego e Renda é o principal problema: seis municípios possuem baixo grau de desenvolvimento nessa vertente, enquanto os demais, nível regular. Assim, entre as 10 piores colocadas no ranking estadual aparecem, respectivamente, as cidades de Dilermando de Aguiar, Muliterno, Ubiretama, General Câmara, Tunas, Santana da Boa Vista, Três Forquilhas, Dom Feliciano, Charrua e, por último, São Valério do Sul.