Heinze: envolvimento de José Otávio com transexuais foi “gota d’água” para afastamento do PP

Atitudes do progressista serão analisadas pela Executiva Nacional, que detém prerrogativa para expulsão em definitivo

Horas após o Partido Progressista (PP) gaúcho ter confirmado o afastamento do deputado federal José Otávio Germano do Diretório e da Executiva progressistas no Rio Grande do Sul, o pré-candidato da legenda ao Palácio Piratini, Luis Carlos Heinze comemorou. “Antes tarde do que nunca, nós tomamos uma decisão”, declarou o também deputado federal.

Em entrevista para o programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Heinze admitiu que o envolvimento de José Otávio com duas transexuais, filmadas em vídeo cobrando uma suposta dívida dele, pesou mais do que a ligação recorrente do progressista com desvios de verba pública. “Esse fato foi a gota d’água, ok. A posição é esta”, admitiu Heinze.

Contudo, o pré-candidato do PP ao governo estadual ressalta que lideranças da legenda já vinham pressionando a Executiva Estadual para afastar José Otávio em função do envolvimento dele em esquemas de corrupção.

Agora, o PP no Rio Grande do Sul abre um processo para, posteriormente, provocar a Executiva Nacional a fim de que uma ação seja aberta contra José Otávio na Comissão de Ética da sigla. Apenas o PP Nacional pode afastar o deputado em definitivo do partido.

Em 30 de julho, os progressistas gaúchos definem a lista dos nomes que vão disputar as eleições gerais em outubro. Questionado, Heinze reconhece que “para minha candidatura é ruim” estar ao lado de José Otávio em uma campanha eleitoral. Por isso, ele estima que o deputado não concorra à releição, já que sofre com desgaste de imagem e problemas de saúde.

Em nota, José Otávio alegou, no domingo, ter sido vítima de armação.