Trato com semente é foco da Bayer em congresso de nematologia

Mais de 70% das lavouras de soja do Brasil sofrem com nematoides

Foto: Divulgação/Mapa

A Bayer participa do 35º Congresso Brasileiro de Nematoides, que acontece até o dia 29 de junho, em Bento Gonçalves, na Serra. O tema do evento será Nematologia: problemas emergentes e estratégias de manejo – e a empresa estará presente reforçando a mensagem da importância do tratamento de sementes para o controle do nematoide, uma praga que está presente em mais de 70% das áreas de soja, de acordo com pesquisa conduzida pela empresa Spark para a Bayer.

CropStar®, inseticida usado para o tratamento de sementes é o principal produto da Bayer para o controle de nematoides e tem sido o principal aliado dos sojicultores para a proteção da lavoura. “O nematoide é microscópico, está na terra e não pode ser obervado a olho nu. Maneiras de preveção vem sendo muito trabalhadas nos últimos, por conta dos prejuízos que geram ao produtor rural. A rotação de cultivos é uma forma de prevenção, mas só ela não resolve. Sabemos do tamanho do problema e que apenas 5% das áreas com a praga são tratadas com defensivos”, alerta Mário Lussari, gerente do SeedGrowth™ Center, área de tratamento de sementes da empresa.

SeedGrowth™ Center – A área de tratamento de sementes da Bayer estará no Congresso com a equipe completa para debater assuntos relacionados a este segmento, já que é uma das mais importantes fases da agricultura. “O tatamento da semente é primordial para que se tenha uma lavoura saudável e produtiva”, afirma Lussari. As quatro competências: produtos, serviços, recobrimentos e equipamentos serão discutidos no estande da empresa juntamente com pesquisadores e agricultores.

Lussari afirma ainda que a empresa oferecerá o tratamento de sementes ao produtor rural de maneira diferenciada a partir de agora, sendo um benefício ao agricultor. “Vamos abrir um leque de opções para que o produtor possa escolher entre resgatar o serviço de tratamento de sementes por meio do programa de pontos da Rede AgroServices, receber o material tratado do multiplicador ou mesmo pelo distribuidor – por esse último, poderá receber a semente tratada industrialmente ou ter o tratamento feito na própria fazenda. É uma nova abordagem que a Bayer está fazendo com os multiplicadores e distribuidores parceiros para que possa oferecer o serviço sem cobrar por ele, assim podemos oferecer um pacote completo e seguro, além de, prevenir qualquer trato ineficiente que possa gerar qualquer complicação ao agricultor”, finaliza.