Trânsito muda em Viamão devido a obras na ERS 040, a partir desta quinta

Obra de viaduto deve durar 12 meses

Entra em vigor, nesta quinta-feira, uma série de mudanças no trânsito na área central de Viamão, na região Metropolitana, em decorrência de obras do viaduto no entroncamento da ERS 040 com a 118. As novas rotas, implementadas pela Prefeitura, foram planejadas a fim de auxiliar motoristas de pelo menos outras dez cidades: Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas, Balneário Pinhal, Cidreira, Quintão e Porto Alegre.

O engenheiro civil da Prefeitura de Viamão Nilton Magalhães explica que a interrupção no trânsito vai ocorrer em duas fases, cada uma com duração de seis meses. Segundo ele, no primeiro momento, nada muda para os motoristas que se deslocarem no sentido Porto Alegre–Litoral. Os novos trajetos valem para os condutores que vêm do Litoral e vão à Capital ou a Gravataí e para os que vêm de Gravataí, pela ERS 118, e seguem rumo à orla.

Ao todo, serão três rotas alternativas nos primeiros 180 dias. As avenidas e ruas que receberão o novo fluxo são Bento Gonçalves, Francisco Ferreira Filho, Julieta Pinto César, José Garibaldi, Mendanha, João Carlos Viale Dias, Coronel Mário Antunes da Veiga, Calil Miguel Allem, Luís Rosseti e Alcebíades Azeredo dos Santos.

“Veículos leves poderão trafegar pelos três trajetos. Os de grande porte, mais pesados, apenas por duas rotas. Os trechos estão todos bem sinalizados e com iluminação pública. Além disso, 18 agentes de trânsito estarão atentos para orientar e fiscalizar esses trajetos”, disse Magalhães. Conforme ele, as rotas alternativas devem aumentar o percurso em 1 ou 2 quilômetros.

O engenheiro estima que passem pelo entroncamento da ERS 040 com a 118 cerca de 13 mil veículos por dia, em períodos de baixa temporada. “Estimamos que aproximadamente 7 mil deles devam se deslocar por dentro da cidade de Viamão. No verão, serão cerca de 20 mil.”

A construção do viaduto, reivindicação de mais de 40 anos, é obra da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho. A previsão de entrega é de 12 meses. O investimento é de R$ 16 milhões.