Escoamento de maconha paraguaia deixa Polícia Civil em alerta no RS

Autoridades interceptaram em Santa Catarina carregamento que viria ao Estado

Escoamento de maconha paraguaia deixa Polícia Civil em alerta no RS | Foto: Polícia Rodoviária Federal / Divulgação / CP

A Polícia Civil entrou em estado de alerta devido ao início do escoamento da safra da maconha paraguaia para o Brasil, inclusive ao Rio Grande do Sul. “Esse é o período normalmente que ela começa a vir em grandes quantidades”, explicou o diretor de investigações do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegado Mário Souza. “A partir de agora é o momento de escoamento de boa parte da produção e por isso todas as autoridades ficam atentas”, acrescentou, observando que a maioria do entorpecente comercializado e consumido no território brasileiro é originário do país vizinho.

Os flagrantes de transporte de volumosos carregamentos da droga são frequentes a partir desta época em vários estados. Em Santa Catarina, por exemplo, uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar resultou no final da noite de terça-feira na apreensão de cerca de 700 quilos de maconha na BR 116, em Lages. A droga tinha o Rio Grande do Sul como destino.

Vindo da fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, o entorpecente estava distribuído em 695 tijolos sob o assoalho da carroceria e entremeados no chassi de uma carreta Ford Cargo, com placas de Curitiba, no Paraná. O caminhão estava estacionado em frente de um hotel. O motorista de 33 anos foi preso.

“Vamos trocar informações”, assegurou o delegado Mário Souza, referindo-se ao contato com os colegas catarinenses sobre a apreensão dos 700 quilos de maconha em Lages. Um dos objetivos é descobrir em qual cidade gaúcha seria entregue o carregamento da droga. O diretor de investigações do Denarc pretende obter informações sobre a qualidade e produtividade da safra paraguaia deste ano.