Dia do Desafio movimenta Porto Alegre nesta quarta-feira

Atividades acontecem em diversos pontos de Porto Alegre e mais de 300 municípios gaúchos

Foto: Guilherme Kepler./Rádio Guaíba

Está acontecendo nesta quarta-feira, até as 17h, o Dia do Desafio em Porto Alegre. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com as Prefeituras. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades, com foco na atividade física. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

“Queremos que as pessoas possam inserir uma atividade física no seu dia a dia e façam isso de forma prazerosa. Todos os anos têm essa competição com alguma cidade do continente americano. Este ano estamos competindo com Campinas. Ganha quem conseguir mobilizar o maior número percentual de pessoas na cidade. No RS são 392 municípios participando com algum tipo de atividade”, comenta o coordenador do Dia do Desafio em Porto Alegre, Edson Domingues.

A Praça da Alfândega reúne apresentações de dança de diversos países e tradicionais do RS. Entre os shows estão o Grupo Folclórico Russo Troyca, das 12h às 13h, o Tablado Andaluz, das 13h às 14h, e apresentações de Grupos do Maturidade Ativa de Porto Alegre, das 14h às 15h, e Muro de Escalada.

Na hora da partida do Brasil será instalado um telão com a projeção do jogo. Ainda no clima do mundial, na Esquina Democrática, vai ter uma mini quadra de futsal, com uma goleira, onde poderá ser feito chute a gol.

Outros locais, como o Shopping Total, Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), Paço Municipal e Secretaria de Educação também concentram atividades. A programação completa está no site do Sesc.

A expectativa dos organizadores é que cerca de 400 mil pessoas participem do Dia do Desafio. Na edição anterior, a Capital gaúcha disputou com São Paulo e ganhou.