Site da Prefeitura da Capital se normaliza após ataque hacker

Página ficou 24h fora do ar

Site da prefeitura de Porto Alegre no início da tarde desta terça.

Depois de 24h fora do ar em função de um ataque de hackers, o site da Prefeitura de Porto Alegre teve a conexão restabelecida, na tarde desta quarta-feira. Serviços online e acesso às secretarias do município, que compõem o endereço eletrônico da Prefeitura, foram normalizados por volta de 14h30min.

Os técnicos da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) realizaram uma “varredura” desde a tarde de ontem e “derrubaram” a página diversas vezes na tentativa de normalizar o sistema.

Durante o ataque, aparecia no site uma imagem alterada da bandeira do Brasil junto a um fundo preto com uma mensagem contra a corrupção. Além disso, o site passou a rodar a música “Sei Que Os Porcos Querem Meu Caixão”, do polêmico grupo de rap paulista Facção Central.

O grupo hacker intitulado Xinox Crew assumiu a responsabilidade pelo ataque e garante ter derrubado outras páginas governamentais recentemente. Em 2016, o grupo disse ter sido o responsável pela invasão do site do advogado do ex-presidente Lula, Roberto Teixeira.