Acidente deixa três mortos e três feridos na BR 101, em Maquiné

Entre os mortos está uma criança de cinco anos

Foto: Samuel Vettori./ TV Record.

Um acidente envolvendo cinco veículos leves e três carretas matou três pessoas e deixou outras três feridas, na BR 101, em Maquiné, no Litoral Norte, no início da noite dessa terça-feira. Entre os envolvidos estavam três caminhões. O trecho foi totalmente interrompido para o atendimento e, por volta das 22h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou meia pista no sentido Osório/Torres.

A situação começou quando um caminhão apresentou problemas mecânicos e invadiu o canteiro central do km 72 da rodovia, jogando sujeira e pedras na pista contrária. Os detritos atingiram um veículo Fiat Strada, fazendo com que o motorista perdesse o controle.

Dois frentistas e um condutor de um Ford Ka preto foram prestar socorro. Junto com eles estavam parados um veículo Renault e um táxi Voyage, além de um furgão. Neste momento, segundo a PRF, uma carreta atingiu o furgão, empurrando-o contra a traseira de uma terceira carreta. Essa carreta atingiu o táxi e, ao tentar desviar para esquerda, causou outras colisões e também atropelou os pedestres que ajudavam as vítimas.

As três vítimas fatais são Adilar Pedro Toniolo, de 33 anos, que faleceu no Hospital São Vicente de Paulo, em Osório; Adairlan Pablo de March, 42, que morreu no local; e Pedro Zanovello, de cinco anos, que foi encaminhado ao Hospital de Capão da Canoa, mas não resistiu.

Entre os feridos estão o ex-prefeito de Terra de Areia, Generi Maximo Lipert, que estava em um carro que foi igualmente atingido pelo caminhão. Lipert foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, na Capital. Os pais da criança, Tiago e Daiane Zanovello, estão no Hospital de Capão da Canoa. Os frentistas sofreram ferimentos leves.

O condutor do caminhão que causou todas as colisões e atropelamentos, após o primeiro acidente, fez o testo do bafômetro, que não constatou presença de álcool no organismo. Ele foi encaminhado para prestar depoimento.