TRT busca mediação entre Procempa e trabalhadores em greve

Audiência ocorre na manhã desta quarta-feira

Uma audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) trata, na manhã desta quarta-feira, da greve dos funcionários da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), que já dura cinco dias. O impasse envolve a campanha salarial da categoria. Representantes da diretoria da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do RS (Sindppd/RS) vão participar do encontro.

Na semana passada, os trabalhadores entregaram uma contraproposta à Procempa, que não deu resposta até o momento. A categoria reivindica o reajuste salarial e dos benefícios de 4,08%, que ficou pendente da campanha salarial do ano passado, e mais as perdas salariais referente à inflação (IPCA, de 2,76%) de 2018.

Os funcionários também não admitem que empresa retire direitos consolidados no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria, conquistados em campanhas salariais anteriores, entre eles o anuênio. Uma das reclamações se refere à troca da operadora do plano de saúde, o que segundo o sindicato, desrespeitou uma decisão judicial favorável aos trabalhadores.