Temer recebe vice-presidente dos EUA no Planalto

Foram tratados, ainda, temas como cooperação na área espacial e de segurança, além de questões de cunho comercial

O presidente Michel Temer recebe o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence no Palácio do Planalto

Em rápida conversa hoje, no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer e o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, falaram sobre os laços entre Brasil e Estados Unidos. Ao se cumprimentarem, o americano demonstrou preocupação com a situação dos venezuelanos, que passaram a migrar para o Brasil. Pence chegou ao Planalto no início da tarde.

O norte-americano reconheceu que o Brasil vem fazendo esforços importantes no suporte a refugiados que sofrem com a crise no país vizinho. Temer citou a inspiração que a Constituição americana de 1787 teve na elaboração da Constituição brasileira de 1891, com os princípios de federação e democracia.

Temer ainda citou a Copa do Mundo de futebol. Após dizer que os brasileiros estão muito envolvidos com o mundial, ele pediu que os americanos torçam pelo Brasil caso a seleção chegue à final. “Sei que os Estados Unidos não estão participando [dos jogos da Copa], mas certa e seguramente há muitos apaixonados e fãs do futebol. Espero que, se o Brasil chegar na final, os senhores possam também torcer por nosso país”, disse arrancando risos de Pence.

Na reunião entre os dois, após os cumprimentos, além da crise humanitária na Venezuela, foram tratados temas como cooperação na área espacial e de segurança, além de questões de cunho comercial.

Pence está no Brasil desde o início da manhã de hoje, na primeira visita de alto nível de um representante do governo Donald Trump ao Brasil. Ele chegou ao Planalto por volta das 12h e, após a reunião, Pence e Temer seguiram para o Itamaraty.

Além de passar por Brasília, Mike Pence segue amanhã para Manaus, a fim de visitar um abrigo de imigrantes venezuelanos mantido pela Prefeitura.