Sem abertura de bares e restaurante, revitalização da orla do Guaíba será entregue na sexta

Trecho da Orla, entre rótulo das Cuias e Parque Gigante, não tem previsão para ser revitalizado

Foto: Joel Vargas / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre vai entregar à população, na próxima sexta-feira, a obra de revitalização da Orla do Guaíba. Entretanto, os bares e restaurantes ainda não estarão em funcionamento. O espaço construído junto ao Guaíba, chamado de trecho 1, compreende a Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias. Sem recursos e projetos ainda não licitados, os trechos 2 (entre rótula das Cuias até Anfiteatro Pôr do Sol) e 3 (entre arroio dilúvio e parque Gigante) não têm prazo para serem revitalizados.

Nesta terça, a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas assinou o Termo de Permissão de Uso do bar 1 e do restaurante panorâmico que integram o Parque Urbano da orla do Guaíba. Os dois permissionários têm até 60 dias para fazer adequações e começar a operar na orla. O restaurante será explorado pela empresa Boteco do Sol Eireli, do empresário Edemir Simonetti, vencedor da concorrência. Já o bar 1 será administrado pela empresária Soraia Saloum Rosso, da empresa SMRS Alimentação e Eventos Eireli.

O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, confirmou que pequenas correções na obra, identificadas pela fiscalização da prefeitura, ainda serão realizadas pelo consórcio responsável pela revitalização. “Realmente o restaurante e o bar, que hoje nós assinamos o Termo de Permissão de Uso (TPU), têm até 60 dias para começar a operar. Então, na sexta-feira, nós entregaremos o trecho 1 da orla ainda sem o restaurante e os bares em funcionamento. O trecho está em plenas condições, mas claro, que como toda obra, pequenos detalhes existem e foram apontados pela nossa fiscalização. Mas isso não impede a fruição por parte dos porto-alegrenses”, afirma o vice-prefeito.

Também hoje foi lançado o edital de licitação para operação dos bares 2, 3 e 4. A licitação, na modalidade pregão eletrônico, é para um prazo contratual de 36 meses prorrogáveis por igual período. Os bares contam em suas áreas internas com espaço gastronômico, balcão de atendimento, salão para o público, sanitários, vestiários e depósitos. As áreas externas estão voltadas para o Guaíba e possuem piso de concreto.

O trecho 1 da orla do Guaíba contará com atracadouro turístico onde ficam os barcos de passeio; passarelas de madeiras e deckes de madeira sobre a água; sistema de segurança com utilização de 39 câmeras de monitoramento; além de espaço para atuação da Guarda Municipal.

O secretário de Parceria Estratégicas, Bruno Vanuzzi, explica que para revitalização do restante da orla, trechos 2 e 3, não há recursos. Vanuzzi disse que a prefeitura está formando uma equipe para desenvolver um trabalho de análise e possibilidades jurídicas e financeiras para executar esses projetos.

“A Prefeitura está formando a equipe que vai participar desse trabalho. A expectativa é que esse trabalho seja desenvolvido em torno de 12 meses. O trecho 1 vai do Gasômetro até a Rótula das Cuias. O trecho 2 vai da rótula das cuias até o Anfiteatro Pôr do Sol, inclusive o anfiteatro. O trecho 3 começa no arroio dilúvio e vai até o parque Gigante. Esse trecho 3 está pronto para licitarmos a obra, se houver dinheiro, coisa que não existe hoje. O trecho 2 precisa de definição exatamente quais vão ser as atividades. O que exatamente iremos fazer e como vamos fazer para que esses recursos cheguem até a obra. Então podem ter vários arranjos jurídicos que podem ser obtidos”, explica Vanuzzi.

A revitalização do trecho, que será entregue na próxima sexta, começou ainda em outubro de 2015. No ano passado, a entrega da obra já havia sido adiada duas vezes. Em fevereiro, o consórcio pediu mais prazo para a conclusão. A estimativa de entrega em abril também não se confirmou. Já o custo da obra subiu, desde então, de R$ 60 milhões para R$ 71 milhões.