Bancos terão horário diferenciado nesta quarta-feira em função do jogo da seleção

Órgãos do governo, escolas e poder judiciário também terão alterações por causa do jogo entre Brasil e Sérvia, que começa às 15h

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Em função do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, as agências bancárias terão horário diferenciado nesta quarta-feira, dia 27. O horário excepcional será determinado por cada banco, mas a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda que seja das 9h às 13h. O jogo entre Brasil e Sérvia começa às 15h (horário de Brasília).

Quem deixar de pagar as contas que vencem nesta quarta-feira, terá de arcar com multa e juros. Para evitar problemas, a Febraban lembra que os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular e, ainda, tem as operações bancárias realizadas por telefone.

Transporte público coletivo também é alterado

Para atender o movimento atípico, parte da oferta de transporte será deslocada para o horário entre 12h e 15h. Como a demanda em dias de jogos já é reduzida, será utilizada a tabela de verão. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai monitorar o atendimento e a circulação do trânsito para realizar alterações na programação, se houver necessidade.

Serviços governamentais

O governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre definiram que nesta quarta-feira os servidores cumprirão jornada entre 8h e 14h. Os gestores devem adotar escalas de compensação de horários, conforme decreto. Já o funcionamento de serviços considerados essenciais vai ser preservado integralmente.

Escolas

Nesta quarta, a rede pública estadual vai suspender o dia letivo no turno da tarde. Segundo a Secretaria de Educação, a carga horária vai ser recuperada posteriormente, conforme definição da escola.

Já na rede municipal de Porto Alegre, os colégios foram orientados a manter as aulas nesses dias.

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) comunicou que as instituições têm liberdade para se organizar, podendo continuar com as aulas normais ou liberar os alunos para assistir os jogos na escola, ou em casa. A decisão da escola deve levar em conta o cumprimento dos dias letivos e das horas letivas anuais.

Poder Judiciário

O Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) vai realizar atendimento das 8h às 12h30. Conforme o MPT-RS, devem ser observados e cumpridos os prazos processuais que encerrem-se nas datas referidas.

O Tribunal Regional Federal (TRF4) informa que o atendimento será das 9h às 14h, com plantão das 14h às 19h.

Já no Tribunal de Justiça, o expediente começará às 8h e terminará às 14h. De acordo com o órgão, haverá prorrogação dos prazos processuais que vencerem nas datas, mantendo-se os respectivos serviços jurídicos sobre regime de plantão.