Toxoplasmose: Ministério da Saúde deve confirmar amanhã origem do surto em Santa Maria

Reunião ocorre, a partir das 8h, na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde

Imagem: Divulgação Secretaria Estadual da Saúde

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, confirmou, nesta segunda-feira, que o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, chega à cidade nesta terça para uma reunião a respeito do surto de toxoplasmose. Técnicos da Pasta adiantaram que vão anunciar o foco do protozoário, que infectou 569 pessoas desde abril. A reunião, que vai envolver equipes de Saúde do município e do Estado, está marcada para as 8h, na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Em Porto Alegre, Pozzobom se reuniu nessa manhã com o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz. Ambos trataram dos trabalhos que as autoridades municipais e estaduais seguirão desenvolvendo no que se relaciona ao surto. O prefeito confirmou que o Estado já realizou a compra emergencial de novos lotes de medicamentos para os pacientes em tratamento.

Conforme o prefeito, durante a reunião ficou definido que tanto município quanto Estado seguirão atuando em três frentes principais diante do surto: prevenção, tratamento e investigação.

Para o chefe do Executivo Municipal, como a origem do surto segue desconhecida e nenhuma possível fonte de contaminação é descartada, seguem as orientações básicas de prevenção, que devem ser seguidas pela comunidade: consumir apenas água filtrada ou fervida, higienizar adequadamente os alimentos e evitar o consumo de carnes malpassadas, por exemplo.