Começa neste sábado a segunda etapa do processo seletivo para PMs temporários

Os candidatos que forem considerados aptos serão submetidos a terceira etapa, que consiste em exames físicos

Brigada Militar selecionará 800 soldados temporários | Foto: Reprodução Facebook Brigada Militar

Começa neste sábado a segunda etapa do processo seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários da Brigada Militar. Hoje e na segunda-feira, os candidatos irão realizar os exames de saúde clínico e odontológico. Na última quinta, foram realizadas provas objetivas com 20 questões de Língua Portuguesa e 10 de Legislação.

Os convocados para a segunda etapa devem comparecer na Formação Sanitária Regimental da Academia de Polícia Militar (FSR/APM), na Avenida Aparício Borges, nº 2001, no dia e hora que consta no edital.

Os candidatos que forem considerados aptos serão submetidos à terceira etapa, que consiste nos exames de aptidão física, que serão realizados em 28 e 29 de junho. O edital de convocação será divulgado posteriormente.

Os PMs temporários receberão 75% do vencimento bruto inicial do soldado de carreira no primeiro ano de serviço; já no segundo e terceiro ano receberão 80%. Foram 3.255 candidatos inscritos para 800 vagas. O contrato dos selecionados será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

A atividade de soldado PM temporário tem por finalidade a execução de serviços internos, atividades administrativas e videomonitoramento, e, ainda, mediante convênio ou instrumento congênere, a guarda externa de estabelecimentos penais e a guarda de prédios do Poder Executivo, com o respectivo ressarcimento das despesas.

Bombeiros

Neste domingo, acontece a primeira etapa do processo que vai selecionar 100 Bombeiros temporários no Estado. Os candidatos farão uma prova objetiva com 20 questões de Língua Portuguesa e 10 de Legislação. Depois, exames médicos e provas físicas.

Os candidatos terão um curso com 350 horas/aula e os contratos vão ser de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois. Os selecionados receberão 75% do vencimento bruto inicial do soldado de carreira no primeiro ano de serviço; já no segundo e terceiro ano receberão 80%.