Advogado de Lula afirma que decisão de Fachin é “absolutamente surpreendente”

José Roberto Batochio comentou que "velocidade" do despacho do ministro "é uma coisa inédita"

José Roberto Batochio comentou que "velocidade" do despacho do ministro "é uma coisa inédita". Foto: Foto: Camila Diesel / Rádio Guaíba

O criminalista José Roberto Batochio, um dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de retirar da pauta  o pedido de liberdade do petista. “É absolutamente surpreendente”, lamentou Batochio. Ele comentou também que ainda não teve acesso à decisão, mas frisou que “dizer que o fato de ter sido negado o trânsito prejudica o pedido não tem cabimento”.

Em sua decisão, assinada nesta sexta-feira, Fachin apontou a “alteração do quadro processual” após a decisão do TRF-4. “Com efeito, a modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo”, escreveu o ministro.

A decisão de Fachin veio após a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Maria de Fátima Freitas Labarrère, rejeitar à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a possibilidade de recorrer ao STF contra a condenação na Operação Lava Jato. A desembargadora, no entanto, admitiu que o petista impetre recurso especial junto ao Superior Tribunal de Justiça contra a sentença de 12 anos e um mês no caso triplex.

Batochio notou que a rejeição do prosseguimento dos recursos já era algo esperado pela defesa do ex-presidente, que pretendia entrar com um agravo já na segunda-feira. Já a decisão deixa os advogados de Lula, pelo menos por enquanto, sem estratégia sobre os próximos passos. “Esse é um fato absolutamente novo, precisamos saber qual o teor do despacho dele, como isso chegou ao STF. A velocidade (da decisão de Fachin) é espantosa, é uma coisa inédita”, avaliou.