Simpa diz que Marchezan não recuou de projetos que tratam do funcionalismo

Nesta semana, Marchezan confirmou que o Executivo vai recuar da tentativa de alterar os regimes de trabalho dos servidores

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) divulgou nota, nessa quinta-feira, afirmando que o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), não recuou com os projetos que mexem com o funcionalismo. Na nota, o Simpa diz que “o governo criou uma Emenda que continua apresentando prejuízos aos servidores. Apesar da percepção do regime ser garantida, seu valor permanecerá congelado até o fim da carreira. O que os trabalhadores exigem do prefeito é que retire, na íntegra, o PLCE 08/2018, e acabe com o ataque ao funcionalismo”.

Na última quarta-feira, Marchezan confirmou que o Executivo vai recuar da tentativa de alterar os regimes de trabalho dos servidores do município. Em entrevista à Rádio Guaíba e ao Correio do Povo, Marchezan reconheceu que isso ocorre para que se busque a aprovação de outros textos enviados ao Legislativo. “Eu desisti”, declarou.

Com isso, o servidor vai continuar fazendo concurso para carga horária de 30 horas semanais, exceto professores e médicos, que seguirão prestando prova para 20 ou 40 horas de expediente. Hoje, os servidores em regra são chamados para cumprir uma carga maior, de 40 horas, passando a trabalhar em regime especial de trabalho. Essa gratificação é incorporada após dois anos, o que eleva o salário em função de adicionais e vantagens.