Trump ordena que famílias de imigrantes ilegais voltem a se reunir

Pelo menos 2.342 crianças foram separadas dos pais desde abril, quando o governo americano iniciou política de "tolerância zero"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que vai ordenar a reunificação das famílias de imigrantes ilegais que tentaram entrar no país e foram separadas desde abril deste ano, uma situação que afeta mais de 2,3 mil menores de  idade. “Estou ordenando ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos, de Segurança Nacional e de Justiça que trabalhem para manter juntas as famílias de imigrantes ilegais e para reunir esses grupos que antes estavam separados”, disse Trump em declarações aos jornalistas durante uma reunião com o gabinete.

A nova ordem representa um passo a mais com relação ao decreto de Trump emitido nessa quarta-feira, que pondo fim à separação das crianças imigrantes dos pais na fronteira com o México, mas não resolvia a situação dos menores que já tinham sido afastados dos progenitores.

“Temos que abrigar esses menores e temos que fazê-lo de forma segura, e cuidar deles. Depois, deveríamos mandá-los de volta para casa”, ou seja, deportá-los, defendeu Trump.

Pelo menos 2.342 crianças foram separadas dos pais desde abril, quando o governo americano iniciou uma política de “tolerância zero” que leva o Estado a processar criminalmente qualquer adulto que atravessar a fronteira com o México de forma irregular, que depois era separado dos menores.

Trump decidiu nesta quarta-feira que, a partir de agora, as crianças imigrantes ilegais
não serão separadas dos pais, mas serão retidas indefinidamente junto aos familiares em centros de detenção de imigrantes.

O governo americano reconheceu na quarta-feira que não tinha planos de facilitar a reunificação familiar das crianças que já foram separadas dos pais, algo que parece ter mudado hoje, com base nas palavras de Trump.

O presidente não deu detalhes sobre como isso vai ser feito e concentrou a maior parte do discurso a criticar a oposição democrata e a acusá-la de ser a raiz do problema.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile