Sistema Único de Segurança Pública entra em vigor em julho, garante Jungmann

Instituições devem atuar em operações combinadas e compartilhar informações

O ministro Raul Jungmann confirmou que, em 12 de julho, entra em vigor o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A iniciativa prevê que instituições federais, estaduais e municipais atuem em operações combinadas e compartilhem informações. “Nunca tivemos atuação compartilhada entre União, Estados e Municípios. Pela primeira vez na história teremos um federalismo compartilhado em que as polícias, guardas municipais, inteligência, operação, bancos genéticos, enfim tudo vai atuar unido e conjuntamente para combater o crime organizado”, declarou Jungmann, em Porto Alegre, nesta quinta.

O ministro da Segurança Pública acrescentou que “o País não tinha um sistema e uma política nacional de segurança pública ao contrário do que acontece na saúde, educação e previdência”. Na opinião do ministro, “nunca o governo federal deu um rumo à segurança pública”.

Jungmann lembrou que, junto com o Susp, o governo cria o Instituto Nacional de Segurança Pública, para “produzir estatísticas, dados e números”. Ele disse ainda esperar que a Escola Nacional de Segurança Pública seja no futuro uma formadora de gestores da área em nível de mestrado e doutorado.