Expondo a ferida do capitalismo

Documentário Dedo na Ferida entra em cartaz nesta semana

O mais novo trabalho do cineasta brasileiro Silvio Tendler, Dedo na Ferida, cumpre o que promete com o título: expõe o crescimento exponencial do lucro dos bancos e rentistas em oposição ao flagelo da desigualdade social. É o capitalismo selvagem em cores vivas.

O diretor apresenta um quadro de crise econômica a partir de entrevistas com economistas, políticos e artistas. Personagens como o cineasta Costa-Gravas e o ex-ministro da Economia da Grécia, Yanis Varoufakis, mostram que o problema é global. É interessante perceber como a depressão econômica atingiu os gregos e relembrar a solução extremamente austera oferecida pelo FMI para a recuperação do país.

Além disso, economistas explicam a engrenagem do sistema capitalista atual, que deixou de ser um um sistema produtivo, em modelo de livre concorrência, para se transformar em um sistema especulativo, concentrando cada vez mais renda nas mãos de poucos.

Em oposição aos números da concentração de renda, o filme mescla através de diferentes planos e imagens, a dura realidade nas ruas do Rio de Janeiro. Não é necessário dizer nada em oposição aos lucros crescentes dos bancos e parcelas que os governos pagam em juros da dívida interna: a miséria de pessoas dormindo sob marquises fala por si.

Além disso, o documentário mostra a trajetória diária de Anderson, empregado autônomo, morador de Japeri, município com o pior IDH (índice de desenvolvimento humano) do estado do Rio de Janeiro. Com o depoimento dele, é possível ver com os próprios olhos como é difícil não ser privilegiado em um país como o Brasil.

O filme de 90 minutos funciona, em especial, para quem tem interesse prévio no tema. No entanto, vale ressaltar que a linguagem por vezes próxima do “economês” não chega a prejudicar o entendimento.

Silvio Tendler é autor de filmes como “Os Anos JK – Uma trajetória política” (1980), “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” e “O Veneno está na sua mesa” (2011). Na Capital, Dedo na Ferida está em cartaz no Cinebancários.