EUA: 49 crianças brasileiras estão em abrigos separadas dos pais

Presidente Donald Trump promete medidas em breve, após implantar política da 'tolerância zero' na fronteira com o México

Foto: Reprodução/Twitter

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil, em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo ele, os dados foram repassados pelo governo dos Estados Unidos, mas não há detalhes acerca da idade das crianças nem da cidade em que estão. O comunicado do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS da sigla em inglês) cita apenas o nome do abrigo, sem especificar o endereço.

O trabalho dos diplomatas brasileiros vai ser agora pesquisar onde estão essas instituições e fazer contato com os abrigos. Para Santarosa, esse é um trabalho difícil por falta de informações precisas do governo norte-americano.

O cônsul informou que inicialmente tinha conhecimento de 8 casos de crianças em abrigos e que essas informações chegaram por meio do contato de pessoas com o serviço de apoio a brasileiros no exterior. Ele acrescentou que recebeu hoje a informação de mais uma criança na mesma situação. Todos os 9 casos foram comunicados à autoridade brasileira por parentes.

Santarosa disse que a preocupação inicial é colocar as famílias em contato. Ele esclareceu que o governo não pode interferir na questão judicial dos Estados Unidos. Santarosa completou que os brasileiros em situação semelhante devem contatar o serviço de assistência consular do Itamaraty.

A separação de famílias na fronteira dos Estados Unidos com o México é resultado da política de “tolerância zero”, adotada pela administração Donald Trump. Os imigrantes ilegais, mesmo quem procura asilo, são presos e respondem por crime federal. Em seis semanas, mais de 2 mil crianças foram separadas dos pais e levadas a abrigos.

Trump promete medidas em breve

Hoje, Trump prometeu assinar em breve uma medida sobre o problema da separação de crianças dos pais que tentaram entrar ilegalmente no país pela fronteira com o México, o que gerou várias críticas em todo o mundo. “Queremos manter as famílias juntas”, disse Trump em um encontro com membros do Congresso na Casa Branca.

“Assinarei algo em um momento que vai fazer isso”, acrescentou. O presidente afirmou
que a medida vai ser “preventiva até certo ponto” e previu que o Congresso deve acabar
aprovando uma “legislação” sobre o tema.

Pelo menos 2.342 crianças imigrantes foram separadas dos pais entre 5 de maio e 9
de junho, segundo dados oficiais da Casa Branca.

A rede de televisão “Fox News” informou hoje que Trump prepara uma ordem
que permita que as crianças reencontrem com os pais em centros de detenção
durante um prazo de tempo prolongado. Isso pode transgredir um acordo, conhecido
como “Flores”, do governo dos EUA com duas organizações humanitárias em 1997 que
estabelece que os menores detidos na fronteira só podem ser privados de liberdade
durante 20 dias.