Rússia vence Egito e encaminha classificação para as oitavas

Equipe voltou a apresentar bom futebol e marcou 3 a 1

A Rússia ficou bem perto da vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo. A dona da casa venceu o Egito por 3 a 1, nesta terça-feira, pela segunda rodada do Grupo A, no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. Os russos chegaram aos seis pontos, e terão a vaga confirmada nesta quarta-feira caso a Arábia Saudita não vença o Uruguai em Rostov. Os anfitriões temiam a eliminação na fase de grupos, fato que só ocorreu uma vez até hoje em Mundiais, quando a África do Sul, que sediou a competição em 2010, caiu na primeira fase.

O Egito, com duas derrotas, está praticamente fora. E os africanos entraram em campo com otimismo, já que puderam contar com a estreia do maior craque, o atacante Mohamed Salah, recuperado de uma lesão no ombro esquerdo sofrida na fim da Liga dos Campeões, na derrota do Liverpool para o Real Madrid. O jogador até tentou na etapa inicial fazer tabelinhas com o colega Trezeguet, homônimo do craque francês. As tentativas foram infrutíferas. A melhor chance africana saiu aos 41 minutos, quando em boa tabelinha, Salah driblou um defensor e chutou perto do gol de Akinfeev.

Já os russos, na etapa inicial, demonstraram muito ou nenhuma pouca imaginação. Apenas correria e balões para a frente. Acabaram não ameaçando o goleiro El Shenawy.

O segundo tempo, no entanto, mudou o quadro. Logo no primeiro minuto, saiu o gol dos donos da casa, e foi contra. Ao tentar evitar a chegada da bola em Dzybua depois de um cruzamento, Fathi tocou para os fundos das próprias redes.

O Egito ainda tentou buscar o empate com Salah, mas os russos voltaram a marcar aos 14 minutos, contando com a presença de Mário Fernandes, que foi a linha de fundo e cruzou para Cheryshev anotar 2 a 0.

Dois minutos depois, Dzyuba, em jogada individual, bateu no canto esquerdo de El Shenawy para marcar 3 a 0. Os egipícios tiveram um pênalti a favor aos 27 minutos, onde o árbitro paraguaio Enrique Cáceres teve de recorrer ao VAR para confirmar o lance. Salah cobrou e diminuiu.

Copa do Mundo – Grupo A

Rússia – 3

Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov (Kudryashov); Gazinskiy, Zobnin, Golovin e Samedov; Cheryshev (Kuzyaev) e Dzyuba (Smolov). Técnico: Stanislav Tcherchesov.

Egito – 1

El Shenawy; Fathi, Hegazy, Ali Gabr e Abdel-Shafi; Hamed, Elneny (Warda), Abdalla e Trezeguet (Sobhi); Salah e Mohsen (Kahraba). Técnico: Héctor Cúper.

Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai).

Local: Estádio Krestovsky, em São Petersburgo.