MP investiga fraude no transporte escolar em cidade da Serra gaúcha

Cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta manhã

Foto: Divulgação / MPRS

O Ministério Público Estadual cumpre, na manhã desta terça-feira, cinco mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga possíveis fraudes na licitação para contratação e execução dos serviços de transporte escolar no município de Ipê, na Serra gaúcha. Os mandados estão sendo cumpridos na Prefeitura de Ipê, Secretaria Municipal de Educação da cidade, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Paulo e em duas residências.

Conforme as investigações, foi montado um esquema envolvendo integrantes da administração municipal e pessoas ligadas à empresa Cemin Tur Ltda. para direcionar a licitação do transporte escolar relativo ao ano letivo de 2017. Há suspeita de superfaturamento de pagamentos e cinco aditivos ilegais em 2017 e 2018. De acordo com as investigações, o transporte era feito em carros de passeio e um dos motoristas investigados sequer teria idade mínima para poder dirigir, além de superdimensionamento da quantidade de quilômetros rodados.

A operação é coordenada pelo promotor da Procuradoria de Prefeitos Heitor Stolf Júnior e tem a participação do promotor Rodrigo López Zilio. A ação também conta com apoio da Brigada Militar.