Frustração: Brasil sai na frente, mas permite empate da Suíça na estreia da Copa

Philippe Coutinho marcou o gol da Seleção

O Brasil deixou a desejar ao estrear hoje na Copa do Mundo da Rússia. O empate em 1 a 1 com a Suíça, em Rostov, não era o que o torcedor brasileiro esperava. A Seleção encontrou dificuldades e mostrou insegurança em certos momentos. Neymar não esteve em uma noite inspirada e a conhecida criatividade dos jogadores brasileiros pouco apareceu. O primeiro jogo de Tite e os comandados mostrou que no Mundial não vai haver facilidade.

A Seleção Brasileira começou o jogo nervosa, abusando das ligações diretas entre defesa e ataque. A Suíça parecia mais à vontade e chegou com perigo logo aos 3 minutos. Shaqiri arrancou com a bola, centrou na área e Dzemaili finalizou por cima do gol de Alisson. Aos poucos o Brasil foi se soltando, passou a tocar mais a bola e tomou conta do jogo. Aos 10 minutos, após uma bela troca de passes entre Philippe Coutinho e Neymar, o camisa 10 foi à linha de fundo e cruzou, a zaga não conseguiu afastar e Paulinho desviou, mas a bola saiu raspando a trave esquerda.

Neymar voltou a aparecer aos 16. Com um lindo toque de calcanhar, ele deixou a bola para Coutinho, que achou Gabriel Jesus pelo lado esquerdo, o centroavante chutou cruzado e o goleiro Sommer segurou sem problemas.

O Brasil insistia e abriu o placar aos 19 minutos. Marcelo cruzou da esquerda, a zaga afastou mal, Philippe Coutinho pegou a sobra, ajeitou para a perna direita e desferiu um chute forte, colocado, no canto esquerdo de Sommer. A bola ainda bateu na trave antes de entrar: um golaço, 1 a 0.

A vantagem parece ter arrefecido a intensidade de jogo do Brasil. O time relaxou e perdeu concentração. Mas a Suíça também não apresentava soluções ofensivas para chegar ao empate. No último lance da etapa inicial, Neymar cobrou escanteio, Thiago Silva subiu alto e cabeceou em meio aos zagueiros, a bola passou rente ao travessão.

O Brasil voltou para o segundo tempo com o mesmo time, a exemplo da Suíça. Atrás no placar, os suíços adotaram uma postura mais ofensiva e chegaram ao empate cedo. Aos 5 minutos, Zober aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou firme, sem chances para Alisson, 1 a 1. Miranda reclamou de um empurrão de Zober no lance. A primeira alteração de Tite aconteceu aos 14 minutos. O volante Casemiro, que já tinha tomado o cartão amarelo, saiu para a entrada de Fernandinho. A Seleção Brasileira sentiu o gol. O time errava muitos passes e perdia a bola com facilidade. Com a igualdade, a Suíça ficou cômoda no jogo, se defendia bem e especulava nos contra-ataques.

Tite tentou mudar o panorama do jogo com Renato Augusto no lugar de Paulinho. Aos 24 minutos, Neymar deu ótimo lançamento para Coutinho dentro da área, o meia matou no peito, tirou o zagueiro do lance, mas finalizou torto, perdendo uma grande chance de recolocar o Brasil na frente. Na sequência, Gabriel Jesus recebeu na área, girou o corpo e foi derrubado pelo zagueiro. O árbitro mexicano Cesar Ramos mandou seguir o jogo e também não solicitou o árbitro de vídeo. Roberto Firmino foi para o jogo na vaga de Gabriel Jesus. A Seleção tentou o segundo gol na base da vontade, já que a equipe estava pouco inspirada. Aos 42 minutos, Willian cruzou, Neymar apareceu entre os zagueiros e cabeceou firme, Sommer fez boa defesa. O goleiro suíço ainda salvou em outra finalização de cabeça, dessa vez de Firmino.

Nos acréscimos, Miranda perdeu boa chance de dar a vitória ao Brasil, mas o placar ficou mesmo no 1 a 1. O Brasil volta a jogar na sexta-feira, dia 22, quando encara a Costa Rica, em São Petersburgo, na segunda rodada do Grupo E.