Operação contra quadrilha do “bilhete premiado” cumpre quase 130 mandados em Passo Fundo

Ofensiva envolve 430 policiais, entre agentes e delegados, 140 viaturas e um helicóptero

A Operação Pólis, da Polícia Civil, cumpre hoje 127 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo, no Norte gaúcho. Coordenada pelos delegados Diogo Ferreira e Adroaldo Schenkel, a ofensiva visa combater os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, depois de mais de três anos de investigação. Dezenas de veículos e embarcações foram apreendidos até o momento.

O alvo é uma quadrilha que se especializou em aplicar o chamado “conto do bilhete premiado”. O golpe consiste em uma simulação teatral em que um dos estelionatários finge ser uma pessoa humilde ou analfabeta para, nas imediações de bancos, abordar a vítima, geralmente uma pessoa idosa e aparentando situação financeira favorável.

De acordo com a Polícia, a pessoa pergunta onde fica a Caixa Econômica Federal e pede ajuda, dizendo possuir um bilhete lotérico premiado. Na sequência, aparecem mais dois criminosos, um deles simulando ser médico ou advogado e o terceiro, bancário. O personagem “humilde”, então, pede auxílio à vítima e ao suposto médico/advogado para sacar o prêmio e promete gratificação, mediante uma garantia em dinheiro. O segundo criminoso finge ter uma quantia em dinheiro vivo e a vítima do golpe, depois de sacar os valores no banco, é abandonada e o golpe, concluído. Em alguns casos, conforme os investigadores, a vítima percebe a farsa e tenta desistir do “acordo”, mas acaba sendo roubada ou sofre violência, mesmo que psicológica.

De acordo com a Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas de Passo Fundo, a cidade se tornou “berço” de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime, aplicado nos três estados do Sul, em Minas Gerais e em São Paulo. É em Passo Fundo, segundo os investigadores, que a quadrilha se organiza, treina o “teatro”, adquire veículos e investe o dinheiro, em contas de laranjas ou parentes ou comprando joias e imóveis de luxo.

A operação envolve 430 policiais, entre agentes e delegados, 140 viaturas e um helicóptero.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile