MPT notifica Hospital Centenário de São Leopoldo

Documento prevê 112 providências que envolvem a saúde e segurança dos 787 funcionários do local

O MPT realizou operação surpresa no hospital esta semana | Foto: Flávio Portela / Divulgação / CP

O Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou, nesta sexta-feira, a Fundação Hospital Centenário, de São Leopoldo, para que sejam adotadas 112 providências que envolvem a saúde e segurança dos 787 funcionários do local. A notificação é resultado de uma operação-surpresa realizada na na terça-feira passada, quando equipes averiguaram itens como ergonomia, saúde dos trabalhadores, dimensionamento de pessoal, segurança e habilitação profissional.

Entre as recomendações, o MPT solicitou o armazenamento correto de resíduos gerados no hospital e de medicamentos destinados aos pacientes e a higienização de locais coletivos, e a oferta de álcool gel para profissionais e pacientes. Também pediu a readequação urgente das instalações do gerador elétrico, devido ao risco de incêndio e a adequação do piso para a passagem de macas e cadeiras de roda, em razão do risco de acidentes. Além disso, o MPT requer a aplicação de práticas de desinfecção e esterilização de materiais e a qualificação da limpeza dos ambientes hospitalares.

Um termo de ajuste de conduta (TAC), evitando o ajuizamento, agora, de uma ação civil pública, deve ser firmado entre o MPT e a Fundação Centenário. O Hospital deve se pronunciar sobre a notificação até o fim da tarde de hoje.

*Com informações de Stephany Sander/CP