Hospital Nossa Senha das Graças restringe atendimento a casos de emergência em Canoas

Atraso de salários impacta serviço desde sábado

Desde sábado, o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, vêm realizando apenas atendimentos de emergência. Os demais serviços – agendados ou eletivos (não urgentes) – foram suspensos devido ao atraso de salário dos trabalhadores. Além disso, a emergência atende com restrições devido à superlotação.

Em nota, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) informou que os primeiros atrasos nas remunerações das equipes médicas contratadas em regime PJ (Pessoa Jurídica) começaram há um ano. Já os médicos contratados pela CLT seguem com os salários em dia.

Segundo o Simers, alguns médicos revelaram que o problema de pagamento ocorre porque o valor repassado pela Prefeitura de Canoas não é o suficiente para manter a folha das equipes médicas e os insumos do hospital.

Em contrapartida, a Prefeitura esclarece não ter ingerência sobre o Hospital Nossa Senhora das Graças, já que a unidade de saúde é administrada também com orçamentos federais e estaduais, além da verba de convênios e atendimentos particulares. Além disso, lamenta ter o nome associado à falta de pagamento dos trabalhadores. “Atribuir ao Executivo municipal a falta de recursos para o custeio e pagamentos de salários dos profissionais é faltar com a verdade e tentar se eximir do problema, criado pelos gestores da associação”, sustenta a nota do município.

Confira, na íntegra, as notas divulgadas pelo Simers e pela Prefeitura de Canoas:

Canoas: atendimentos eletivos são suspensos no Gracinha

Os atendimentos no Hospital Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Gracinha, em Canoas, estão restritos. Desde o dia 9 de junho, a instituição suspendeu os atendimentos tanto no setor ambulatorial quanto para pacientes com cirurgias agendadas. Além disso, a emergência está com atendimento restrito devido a superlotação.

A restrição se deve à falta de pagamentos pela gestão do Gracinha. As remunerações das equipes médicas contratadas em regime PJ (Pessoa Jurídica) têm atrasos que variam de 4 a 12 meses. Já os médicos contratados conforme a CLT estão com a remuneração em dia.

De acordo com informações repassadas para alguns médicos, o problema de pagamento ocorre porque o valor repassado pela prefeitura de Canoas não é o suficiente para manter o pagamento das equipes médicas e insumos do hospital.

Uma comissão de 20 pessoas, incluindo representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da direção do Gracinha e do corpo clínico, foi criada para viabilizar um acordo entre as partes.

Prefeitura esclarece sobre Hospital Nossa Senhora das Graças

Instituição Privada

O HNSG é uma instituição privada, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Canoas (ABC). Além dos recursos da Prefeitura de Canoas, o hospital é custeado por repasses dos governos federal e estadual e por atendimentos particulares e convênios.

Repasse em dia e fiscalização da Prefeitura

A Prefeitura, que não tem nenhuma ingerência sobre a administração do hospital, realiza o repasse, na ordem de R$ 6,5 milhões, rigorosamente em dia para que os moradores de Canoas tenham atendimento através do Sistema Único de Saúde nas mais diferentes especialidades, desde a emergência até exames e procedimentos de cirurgia. Além disso, a Prefeitura de Canoas tem o dever de fiscalizar pelos serviços contratados.

Posição da Prefeitura

A atual administração da Prefeitura de Canoas lamenta a falta de gestão na instituição, problema histórico e já noticiado por vários veículos de imprensa e de conhecimento público. Atribuir ao Executivo municipal a falta de recursos para o custeio e pagamentos de salários dos profissionais é faltar com a verdade e tentar se eximir do problema criado pelos gestores da associação.