Novas tarifas dos ônibus metropolitanos valem a partir de domingo

Conforme a assessoria da Metroplan, nova tabela, com reajuste de 8,94% vai ser publicada no Diário Oficial desta quinta-feira

Foto: Jackson Rocha / Divulgação / CP memória

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) divulgou, na tarde desta quarta-feira, os novos valores das tarifas das linhas do transporte metropolitano. Conforme a assessoria da Fundação, a nova tabela (que pode ser conferida abaixo) vai ser divulgada no Diário Oficial desta quinta e vale a partir de domingo. Para essas linhas, o índice aprovado se refere ao reajuste anual e fica em 8,94%. Com isso, a tarifa mais barata, do consórcio VAP, entre Porto Alegre e Viamão, sobe para R$ 4,30. Já a mais cara, entre a Capital e Taquara, da empresa Citral, passa a custar R$ 20.

Já para as linhas de longo curso, as revisões, entre 18,91% e 22,2%, seguem sem prazo para entrar em vigor, conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A proposta passa internamente pelo Conselho de Tráfego, que pode aprovar os índices ou não. Os percentuais levaram em conta o aumento dos custos com insumos que compõem a planilha, como pneus e diesel, além de fatores como a queda da demanda, o uso de aplicativos e o transporte clandestino. A última revisão havia sido feita em 2009, conforme a Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI).

No caso das linhas diretas e semidiretas cujos passageiros embarquem em estações rodoviárias, o aumento aprovado é de 18,91%. Para quem embarca durante o trajeto, o aumento é maior e chega a 22,2%. De acordo com a RTI, isso ocorre porque uma decisão do Tribunal de Contas do Estado isentou esses passageiros da taxa de embarque em rodoviária, o que reduziu as tarifas em 11%.

Confira a nova tabela do transporte intermunicipal metropolitano: