Divulgado calendário de pagamentos do Pasep a trabalhadores abaixo de 60 anos

Saques para servidores públicos com direito às cotas devem ser feitos no Banco do Brasil

Foto: Paulo Nunes / CP Memória

O Banco do Brasil (BB) divulgou hoje o calendário de saques das contas inativas dos fundos do programas de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Mais cedo, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer sancionou a lei e assinou o decreto que regulamenta os saques do PIS e do Pasep, que agora podem ser feitos por todas as pessoas com direito ao benefício, e não apenas para cotistas com 60 anos ou mais, como previa a regra anterior.

Com início na próxima segunda-feira, cotistas do Pasep com idade a partir de 57 anos poderão procurar as agências do BB para sacar o benefício. Essa primeira etapa vai até o próximo dia 29 de junho. Depois disso, os pagamentos serão interrompidos, entre os dias 30 de junho e 7 de agosto, período em que são aplicadas as correções monetárias do exercício 2017/2018 sobre o benefício. No ano passado, por exemplo, o reajuste nos saldos foi de 8,9%. Nesse caso, segundo os bancos, quem puder esperar para sacar a partir de 8 de agosto, recebe um valor superior ao que está na conta atualmente.

A janela de saques do PIS/Pasep vai até o dia 28 de setembro, mas apenas para trabalhadores com até 59 anos. Para aqueles com 60 anos ou mais, seguem valendo as regras já em vigor, que permitem o saque do benefício a qualquer tempo, inclusive após o fim de setembro.

De acordo com o Banco do Brasil, responsável pelo pagamento dos saldos do Pasep, que beneficia servidores públicos, caso o cotista não seja correntista ou poupador do BB e possuir saldo de até R$ 2,5 mil, pode realizar a transferência da cota via transferência eletrônica direta (TED) para conta em outro banco, sem nenhum custo. A operação pode ser feita nos terminais de autoatendimento do BB ou na internet (www.bb.com.br/pasep).

No mesmo portal na internet, os cotistas poderão conferir o quanto possuem de saldo na conta inativa. Para quem tiver saldo superior a R$ 2,5 mil, os saques poderão ser realizados nas agências do banco, bastando que o cotista apresente documento oficial de identificação.

Herdeiros também podem sacar
No caso de cotistas falecidos, o beneficiário legal pode sacar o Pasep no BB. Para isso, ele deve se apresentar nas agências da respectiva instituição financeira portando documentos oficiais de identificação e comprovação da condição de herdeiro do cotista com saldo a receber.