Ato marca início da construção de viaduto da RS 040 com RS 118, em Viamão

Serão investidos R$ 16 milhões, com recursos oriundos da praça de pedágio de Viamão

Um ato político na manhã desta quarta-feira marca o início da obra de construção de um viaduto no entroncamento da RS 040 com a RS 118, em Viamão, na região Metropolitana. O viaduto terá vão livre de 5,5 metros e pista dupla. O trecho sofre com grandes congestionamentos, principalmente no veraneio, quando milhares de veículos passam pelas estradas rumo ao litoral Norte do Rio Grande do Sul e às praias de Santa Catarina.

A obra foi licitada em 2011. Os serviços serão executados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Serão investidos R$ 16 milhões, com recursos oriundos da praça de pedágio de Viamão.

Nos sete anos que se passaram desde a licitação, o principal entrave eram as desapropriações necessárias para a duplicação da rodovia. Para acelerar o processo, o projeto foi alterado no ano passado e as desapropriações não precisarão ser feitas, já que foi retirada do projeto a duplicação de um trecho de 4 quilômetros da RS 040, que vai desde o centro de Viamão até as proximidades da Escola Técnica de Agricultura.