Após baixa procura, campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em mais uma semana

Público alvo pode procurar os postos até o dia 22. No RS, campanha foi estendida a outros grupos etários e, em Porto Alegre, a toda a população

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta quarta-feira, que a campanha de vacinação contra a gripe vai ser prorrogada em mais uma semana, até 22 de junho. O governo decidiu estender a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do público-alvo foi vacinado até o momento. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, em 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas tomaram a dose.

A região Sudeste é a que registra menor cobertura até agora: 71% do público prioritário foi protegido. Na sequência, estão Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro-Oeste (91,4%). Em estados como Roraima, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul, a baixa cobertura vacinal é ainda mais preocupante. Neles, os percentuais mais recentes ainda eram de 53,59%, 57,29%, 70,91% e 77,82%, respectivamente. Apenas Goiás, Amapá e Ceará ultrapassaram a meta de 90%.

Segundo o ministério, a situação acende um alerta, dada a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Além disso, já foram contabilizados em 2018 2.715 casos de influenza, mais do que o dobro do que o registrado no mesmo período do ano passado (1.227). As mortes decorrentes da doença também aumentaram: passaram de 204, em 2017, para 446, em 2018. Apesar do crescimento, os números estão distantes dos que foram registrados em 2016, quando houve forte incidência da influenza no Brasil, com 12.174 casos e 2.220 óbitos derivados deles.

Público-alvo
O público prioritário da campanha é composto por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores em saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres que tenham tido filhos há 45 dias, bem como pessoas privadas de liberdade. Crianças e gestantes são os grupos que registraram menor cobertura vacinal neste ano, assim como ocorreu no ano passado.

Estoques de vacinas
A meta de vacinação do Brasil supera a de 80% fixada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas o Ministério da Saúde garantiu vacinas para todas as pessoas do público prioritário da campanha. De acordo com Mauro Junqueira, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), todos os municípios dispõem de doses, inclusive em lugares de difícil acesso, como na Região Norte.

A partir do dia 25 de junho, poderão ser vacinados outros grupos etários, como crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59. A vacinação desse público depende da disponibilidade das doses nas cidades. No Rio Grande do Sul, que confirmou três óbitos atribuídos à Influenza até o momento, isso já ocorre, desde a segunda-feira passada. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde liberou as doses para toda a população, também desde o dia 11.

Além da vacinação, cuidados com a higiene podem ajudar a população a se prevenir. Lavar e higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e pratos, e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas sugeridas pelo ministério.