Sartori lidera pesquisa de intenções de voto e de rejeição para o governo do Estado

Sartori tem 28,3% das intenções de voto; na sequência aparecem Eduardo Leite (10,8%), Miguel Rossetto (9,8%), Jairo Jorge (8,2%) e Luis Carlos Heinze (6%)

Sartori lidera pesquisa para o Piratini | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação / CP

A mais recente pesquisa de intenções de voto para o governo do Rio Grande do Sul, divulgada nesta terça-feira, mostra o atual governador José Ivo Sartori (MDB) com 28,3% das intenções de voto. Na sequência, Eduardo Leite (PSDB) tem 10,8%; Miguel Rossetto (PT) com 9,8%; Jairo Jorge (PDT) alcança 8,2% e Luis Carlos Heinze (PP) aparece com 6%.

Hermes Zaneti (PSB), Abigail Pereira (PCdoB) e Roberto Robaina (Psol) têm entre 2,4% e 2,9%. Mateus Bandeira (NOVO) aparece com 1% das intenções de voto. Os eleitores que ainda não sabem em quem votar são 6,6% e 21% deles não escolheram nenhum dos candidatos apresentados pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Foram ouvidos 1.540 eleitores em 64 municípios gaúchos entre os dias 6 e 11 de junho. A margem de erro é de 2,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RS-01131/2018.

Dentre todos os candidatos apresentados, o atual governador é o único que ainda não confirmou a intenção de concorrer à reeleição, apesar de já ter dado vários sinais de que é o candidato do MDB na disputa.

Em um cenário reduzido, com apenas cinco candidatos na cartela apresentada aos eleitores, Sartori continua na dianteira com 29,9% dos votos. Nesta situação, aparecem empatados com 11,8% das intenções os candidatos Eduardo Leite e Miguel Rossetto. Jairo Jorge alcança 8,9% e Luis Carlos Heinze aparece com 6,6%.

Sartori lidera também quando a pergunta é sobre rejeição: 51,5% dos entrevistados não votariam no atual governador de jeito nenhum. Rossetto vem na sequência com 47,8% de rejeição, seguido por Heinze (39,9), Jairo Jorge (39,7%) e Leite (31,4%).

 

Rejeição