Passa de 105 mil número de clientes sem luz no RS

Regiões mais afetadas são a Metropolitana, Central, os vales do Rio Pardo, Taquari e Paranhana, Serra, Norte e Nordeste

Foto: Defesa Civil/Arquivo

O número de clientes sem energia elétrica ainda passa de 105 mil, no início da tarde desta terça-feira. No auge do temporal, que se iniciou no domingo, 180 mil chegaram a ficar sem luz só nas áreas de concessão da RGE e da RGE Sul.

Dos 95 mil clientes dessas duas empresas ainda sem energia, 30 mil foram atingidos pelo temporal dessa madrugada. As regiões mais afetadas foram a Metropolitana, Central, os vales do Rio Pardo, Taquari e Paranhana, Serra, Norte e Nordeste.

Na região atendida pela CEEE, há 10,5 mil clientes sem eletricidade, sobretudo no litoral Norte, Alvorada, Eldorado do Sul e área rural de Viamão.

Os ventos, que em algumas cidades chegaram a 120 km/h, provocaram a queda de postes e galhos de árvores sobre os cabos da rede de energia elétrica. Segundo as empresas, o excesso de descargas atmosféricas danificou ainda equipamentos do sistema de distribuição, como transformadores, alimentadores e cabos de energia elétrica.

As distribuidoras pedem para que ninguém toque em fios caídos porque não é possível saber se estão ou não energizados e o risco de acidente, inclusive fatal, é alto.