Schirmer critica decisão favorável a líder de facção que quebrou tornozeleira e fugiu

Acusado de mais de dez homicídios, criminoso escapou na noite de domingo, rompendo equipamento entre Viamão e Porto Alegre

Gordo Dé ao ser preso em 2014. Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, criticou hoje a decisão da Justiça que resultou na soltura de um dos criminosos mais perigosos do Rio Grande do Sul. Nesse domingo, a Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre determinou a progressão de pena, para o regime semiaberto, de André da Silva Dutra, conhecido como Gordo Dé, apontado como líder de facção em Porto Alegre.

O criminoso teve a tornozeleira eletrônica colocada por volta das 20h com o objetivo de cumprir prisão domiciliar. No entanto, o sistema de monitoramento constatou o rompimento do equipamento em torno de 20h24min, com perda de sinal verificada entre a Capital e Viamão.

Ao deixar a Cadeia Pública de Porto Alegre, o líder da facção foi visto embarcando em um automóvel BMW X1, sendo acompanhado por uma Chevrolet Captiva como escolta de segurança.

O réu é condenado a 33 anos de prisão, 12 deles ainda pendentes. Ele responde por 13 homicídios e detém perfil semelhante aos de 27 presos que foram transferidos para presídios federais na Operação Pulso Firme.

Em nota, Cezar Schirmer recebeu com indignação a notícia da soltura. “Esta absurda decisão da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre é, também, reflexo de uma legislação penal permissiva, inadequada e arcaica”, lamentou.