RS tem alerta de temporal, vento forte e granizo para esta segunda-feira

Nesse domingo, tempo adverso destelhou casas e derrubou árvores principalmente na Serra e no Noroeste do Estado

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Após um domingo de muita chuva em todo o Rio Grande do Sul, o tempo adverso se intensifica no Estado nesta segunda-feira, com chance de temporal, vento forte e granizo. A mudança climática é devido ao encontro de uma massa de ar quente com uma de ar frio, que está avançando pelo RS, e deixa o Estado em alerta.

Os ventos começam a se intensificar até o fim da manhã. De acordo com a MetSul Meteorologia, há risco de rajadas fortes, podendo superar os 80 km/h, principalmente nas regiões Norte e Central do RS. Já na fronteira com o Uruguai, a chuva deve começar ainda pela manhã, com possibilidade de tempestade.

Ao decorrer do dia, o temporal avança para as demais áreas do Rio Grande do Sul, atingindo o Estado de Norte a Sul.  A tempestade chega com raios e, inclusive, com alto risco de granizo. “Há possibilidade de pedras de variados tamanhos”, alertou a MetSul.

Ao longo do dia, a sensação será de calor e abafamento. Em Porto Alegre, a temperatura máxima pode chegar a 28ºC.

Chuva já causa transtornos

Ontem, a chuva e o vento causaram transtornos em diversos municípios do Estado. Na Serra, houve relatos de queda de árvores em diversas rodovias gaúchas, como na BR 470, em Bento Gonçalves, na RST 453, em Caxias do Sul, e na RS 115, em Gramado. Essas cidades registraram ainda incêndios e destelhamentos de casas.

Em São Francisco de Paula, também na Serra, a ventania durou cerca de uma hora, deixando um rastro de árvores e postes caídos, além de destelhamentos de casas. A guarnição da cidade precisou do auxílio dos bombeiros de Igrejinha, Três Coroas e Canela para desobstruir estradas, remover postes caídos e ajudar moradores. Em Carazinho e Não-Me-Toque, no Noroeste, a ventania destelhou casas e deixou diversos estabelecimentos sem luz.

Segundo a Defesa Civil estadual, não houve nenhum ferido em função dos vendavais, mas o órgão segue monitorando a situação, especialmente na região Central e na Campanha.