Falta de luz atinge 112 mil clientes da RGE e RGE Sul

Em NH, falta água. Araricá decretou emergência e Chiapetta teve tornado

Pelo menos 112 mil clientes permanecem sem energia em função das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde esse domingo. A falta de luz é registrada nas áreas de concessão da RGE e da RGE Sul, que mais cedo tinham 159 mil pontos nessa situação.

Na região atendida pela RGE, o problema é maior em Arvorezinha, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gravataí, Nova Hartz e cidades do Vale do Paranhana. Já na RGE Sul, foram afetadas as regiões Metropolitana, Central e Vales do Rio Pardo e Taquari.

Há cabos rompidos em função de quedas de postes e de árvores sobre a rede. Não há previsão para que os trabalhos sejam encerrados e que a energia seja restabelecida.

Em NH, também falta água

Em Novo Hamburgo, a queda de energia deixa moradores de oito bairros sem abastecimento de água. De acordo com a Comusa, a falta de eletricidade atinge a captação de água bruta da companhia, no rio dos Sinos.

A autarquia contatou a RGE Sul, que não mandou equipe para o local no início da noite. Com isso, o abastecimento atinge o Centro e os bairros Ideal, Rio Branco, Industrial, Santo Afonso e Vila Rosa, além de partes dos bairros Canudos e Rincão.

Em Araricá, prefeito decreta emergência

Também no Vale do Sinos, a Prefeitura de Araricá, decretou situação de emergência em razão de estragos causados pelo vendaval da noite desse domingo. Conforme o prefeito Flávio Foss, a publicação do decreto deve ocorrer nesta terça. A cidade passou a segunda-feira sem energia elétrica e, conforme a Defesa Civil municipal, cerca de 70 casas foram destelhadas, afetando mais de 200 pessoas.

As férias de inverno foram antecipadas na Escola Municipal Francisca Isabel, no bairro Imperatriz, devido a danos na estrutura do prédio. Segundo o Corpo de Bombeiros de Sapiranga, que atendeu a ocorrência, parte do muro do ginásio da instituição cedeu, caindo na quadra esportiva. Algumas salas de aula também sofreram destelhamento.

Chiapetta registra passagem de tornado

No Norte gaúcho, o município de Chiapetta registrou a passagem de um tornado na tarde de hoje. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Ijuí, Sandra Martins, o fenômeno ocorreu por volta das 14h em uma área de vegetação, longe da área urbanizada, sem causar nenhum tipo de prejuízo ou ferimento.