Albergues da Capital têm vagas disponíveis mesmo com temperaturas próximas de 0º C

O Albergue Felipe Diehl, no Bairro Navegantes, por exemplo, tem capacidade para 205 pessoas, mas recebeu apenas 131 na noite de sexta-feira para sábado

Foto: Joel Vargas / PMPA / CP

Mesmo com as temperaturas próximas de 0º C registradas nos últimos dias em Porto Alegre, os albergues da Capital estão com vagas disponíveis. Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), apesar da alta procura nos últimos dias em função do frio, não há superlotação nos locais oferecidos pela Prefeitura. Ao todo, são 445 vagas em três albergues.

O Albergue Felipe Diehl, no Bairro Navegantes, por exemplo, tem capacidade para 205 pessoas, mas recebeu apenas 131 na noite dessa sexta-feira para sábado. Mais de 70 camas ficaram vazias. Já no Albergue Municipal, no bairro Farrapos, das 150 vagas disponíveis, apenas 135 foram ocupadas na mesma noite. Os espaços estão capacitados para acolher com banho, alimentação e hospedagem.

Segundo a diretora Técnica da Fasc, Vera Ponzio, apesar de haver vagas disponíveis para atender as pessoas que não têm onde passar a noite, algumas não querem se adequar às regras dos locais. “Muitas vezes o sujeito não tem a disposição de se enquadrar às regras impostas para estar no albergue municipal, que é ter documento, passar por higienização e não portar álcool”, explica.

A Fasc tem três albergues em Porto Alegre: além do Municipal e do Felipe Diehl, há o Dias da Cruz, no Bairro Azenha. O acolhimento institucional dos albergues presta atendimento a partir das 19h, mas para conseguir uma vaga é preciso chegar cedo. Geralmente, a fila começa ainda no início da tarde.

O acesso é realizado com prioridade para idosos, transexuais e pessoas com deficiência. A equipe é composta por coordenadores, técnicos sociais, monitores, técnicos de enfermagem, cozinheira, auxiliares de cozinha, auxiliar de serviços gerais, porteiro, vigilante e motorista.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania tem uma Central de Abordagem. Se alguém verificar que há algum morador de rua em situação complicada por causa do frio, pode ligar para a FASC e uma equipe irá em busca dessa pessoa em situação de rua para tentar levá-la para um albergue. Durante o dia, o número é o (51) 3289-4994. Já após as 21h, o número da central de abordagem é o (51) 3346-3238.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile