PT lança pré-candidatura de Lula em Minas pedindo liberdade do petista

Partido segue negando ter um "plano B" e a possibilidade de apoiar outro presidenciável no primeiro turno

Com o discurso de que não há alternativa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Palácio do Planalto, o PT lança, nesta sexta-feira, em Minas Gerais, a pré-candidatura do petista, preso há dois meses em Curitiba após condenação na Operação Lava Jato.

Para reforçar o lançamento, o PT começou a vincular nessa quinta, em redes sociais, um jingle que pede a liberdade de Lula e onde o petista é apresentado como “solução” para os problemas do governo Michel Temer. “Chama que o povo quer, chama que o homem dá jeito” é o slogan da campanha.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o ex-presidente gravou vídeos antes de ser preso que serão exibidos nesta sexta. O partido considerou, inclusive, colocar um holograma do petista no evento. O ato ocorre a partir das 18h em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Presentes em outros atos pró-Lula, os presidenciáveis Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela d’Ávila (PCdoB) não devem estar em Minas Gerais, segundo o Estadão. Os dois mantêm agendas relacionadas às pré-campanhas e dizem considerar improvável que os partidos de esquerda estejam juntos no primeiro turno da eleição.

O PT segue negando ter um “plano B” e a possibilidade de apoio a outro presidenciável no primeiro turno. Nessa quinta, após visitar Lula na cadeia, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) disse que Lula e Ciro Gomes, pré-candidato do PDT, devem se encontrar no segundo turno das eleições.

O PT pretende registrar a candidatura de Lula em 15 de agosto e buscar na Justiça a manutenção do nome do ex-presidente no pleito.