Polícia Federal deflagra mais uma etapa contra locaute no RS

Agentes estão cumprido mandados de busca e apreensão na localidade de Vila Cristina, no Vale do Caí

A Polícia Federal desencadeou, nesta sexta-feira, mais uma etapa da Operação Unlocked, que investiga ameaças de empresários a caminhoneiros durante a paralisação da categoria que durou 10 dias. Os dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na localidade de Vila Cristina, no Vale do Caí.

A ação busca apurar o envolvimento de outro empresário da região no crime de locaute. O suspeito teria ameaçado os caminhoneiros para não realizarem o transporte de cargas.

Os crimes investigados na Operação Unlocked são atentado contra a liberdade de trabalho, conforme artigo 197, II do Código Penal, e associação criminosa, de acordo com o art. 288 do Código Penal.

A operação

A operação Unlocked foi desencadeada pela Polícia Federal no último dia 31. Na ação, um empresário de Caxias do Sul foi preso suspeito de ter ameaçado os caminhoneiros, obrigando-os, inclusive, a abandonarem os veículos em postos de combustíveis em rodovias. O homem foi solto logo após terminar o prazo da prisão temporária – com duração de cinco dias.

Durante a primeira etapa da ação, 60 policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão em Vale Real e Caxias do Sul, onde foram apreendidos documentos e um revólver calobre .38. A investigação apontou que o crime teria ocorrido na ERS 122, ERS 452 e BR 116, na região dos municípios de Bom Princípio, Feliz e Vila Cristina.

O que é locaute?

Locaute é caracterizado quando empresários de um setor contribuem, incentivam ou orientam a paralisação de seus empregados. Ou seja, é uma greve liderada pelos patrões, com o intento de obtenção de benefícios para o setor, o que é proibido por lei.