Toxoplasmose: Ministério da Saúde só reconhece 88 casos da doença em Santa Maria

Órgão federal se considera desobrigado de enviar medicamentos extras à cidade da região Central do Rio Grande do Sul

Imagem: Divulgação Secretaria Estadual da Saúde

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota enviada à Rádio Guaíba, que reconhece apenas 88 dos 485 casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, na região Central do Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão federal, apenas essas 88 incidências foram decorrentes do surto atual da doença. Com esse relatório, o Ministério se considera desobrigado a fornecer ao município um lote extra de remédios contra a enfermidade.

A afirmação decorre da investigação que técnicos do Ministério da Saúde fazem, até amanhã, em Santa Maria, para compreender as causas do surto no município. Para diferenciar se a infecção ocorreu recentemente ou se é mais antiga, é preciso um segundo exame, que é realizado no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). Conforme a nota, sem esse segundo exame, é possível confundir os números e incluir, no surto, infecções que não são recentes.

Para a secretária da Saúde do município, Liliane Mello Duarte, o número informado pelo Ministério da Saúde não bate com todos os boletins e trabalhos realizados pelas equipes de saúde que reconhecem os 485 casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria.

Liliane também disse ainda não ter sido informada de forma clara pelo Ministério da Saúde sobre como se chegou a esses números – de 88 doentes recentes – e à conclusão de que Santa Maria não vive um surto de toxoplasmose capaz de demandar um reforço nos estoques de medicamento. Na semana passada, a Prefeitura estimou que, se o número de casos confirmados seguir aumentando, é possível que os remédios disponíveis terminem ainda em junho.

O que pode ser considerado surto

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.

Veja a nota completa na íntegra:

“Até o último dia 30 de maio, estavam confirmados, laboratorialmente, pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 88 casos de toxoplasmose com indício de infecção recente. Nestes casos, somente este segundo exame leva em consideração o período de infecção que deu positivo. Ou seja, é possível saber que a transmissão ocorreu neste surto atual, com a mesma fonte de infecção provável”.