Alabarse espera que cobrança de aluguel para a Feira do Livro seja revista

"A questão normativa não pode incorrer numa generalização que atropele a realidade de cada evento", defendeu o secretário da Cultura

Foto: Mauro Schaefer/CP Memória
Foto: Mauro Schaefer/CP Memória

O secretário da Cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, disse nessa quinta-feira à reportagem da Rádio Guaíba que a cobrança, pela Prefeitura, de R$ 179.849,60 para realização da Feira do Livro na Praça da Alfândega extrapola as possibilidades dos expositores. Alabarse disse que esse valor não é definitivo e que ainda vai ser discutido pelas demais Pastas envolvidas no processo.

“Enquanto Secretaria da Cultura, eu certamente vou defender uma absoluta compreensão de que nenhum evento cultural pode arcar com custos além das suas possibilidades. Eu acho que é o caso aqui e acho que a prefeitura terá a sensibilidade de entender essa situação”, disse Alabarse.

Mais cedo, o diretor do Escritório de Eventos, Antônio Gornatti, explicou que eventos como a recente Bienal do Mercosul e os últimos Carnaval de blocos da Cidade Baixa e Acampamento Farroupilha já pagaram pela utilização dos espaços públicos. Alabarse, no entanto, defende que cada caso deve ser analisado separadamente. “Cada situação é uma situação. A questão normativa não pode incorrer numa generalização que atropele a realidade de cada evento. É o bom senso que tem que nortear tudo o que perpassa essa questão”, defendeu o secretário.