Contrapondo pesquisa do Ipea, SSP destaca que indicadores de criminalidade estão caindo no RS há um ano

Atlas da Violência de 2018 apontou aumento de 58% nos homicídios entre 2006 e 2016

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) divulgou uma nota sobre a pesquisa que aponta um aumento de 58% no número de homicídios registrados entre 2006 e 2016 no Estado. O Atlas da Violência de 2018 foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A Secretaria ressalta que os indicadores dos principais crimes aferidos pela Pasta vêm apresentando queda há pelo menos um ano, revelando que em 2017, os homicídios reduziram 1,5%. No primeiro quadrimestre de 2018, a queda é de 25,9%.

O Rio Grande do Sul está na 20ª, de 27 posições em relação aos homicídios, mas possui uma taxa inferior à média nacional, de acordo com a SSP. Para a Pasta, é preciso levar em conta que os dados apresentados pelo Ipea são de 2016 e existe uma defasagem em virtude do tempo gasto para a realização de estudos.

Conforme o Atlas da Violência, o número de pessoas assassinadas passou de 18,1 para 28,6 vítimas a cada 100 mil habitantes. O Estado teve 1.983 assassinatos em 2016. Dez anos depois, o número chegou a 3.225.

Pelos dados publicados, já em 2015, o montante era elevado: foram 2.944 mortes. Mesmo com as constantes ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança, os dados não mostraram variação significativa. Só entre 2011 e 2016, a elevação chega a 47,7%.

Por fim, a SSP destaca que os dados que abastecem o Fórum Nacional da Segurança Pública são os oriundos da própria Secretaria e não podem ser questionados de forma isolada.

Confira a nota da Secretaria Estadual de Segurança, na íntegra:

O Atlas da Violência coloca o Rio Grande do Sul, na 20ª posição entre as 27 unidades da Federação, em relação a homicídios – com uma taxa inferior à média nacional. Entretanto, é preciso levar e conta que são dados de 2016, pois sempre haverá uma defasagem em virtude do tempo gasto para a realização de estudos deste porte.

Sendo assim, lembramos que os indicadores dos principais crimes aferidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) vêm apresentando queda há pelo menos um ano. Em 2017, os homicídios reduziram 1,5%. No primeiro quadrimestre de 2018 a queda é ainda superior: 25,9%. A tendência, desta forma, é que o Rio Grande do Sul mantenha-se entre os Estados com os menores indicadores do país.

Cabe ressaltar que os dados que abastecem o Fórum Nacional da Segurança Pública são os oriundos da própria SSP, uma vez que eles realizam seus estudos com base em estatísticas oficiais. Sendo assim, os indicadores possuem a mesma origem e não podem ser questionados de forma isolada.