Governo do RS espera anunciar nova área para complexo dos Bombeiros em 40 dias

Com isso, leilão do terreno que abriga o Ginásio da Brigada Militar e a Escola dos Bombeiros, localizada ao lado, fica suspenso

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Dentro de 40 dias, governo gaúcho espera anunciar a nova área que vai receber o complexo de ensino e treinamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Conforme o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel Everton Oltramari, um mapeamento vai ser feito, junto com a corporação, para a escolha de uma terreno que possa abrigar o projeto já idealizado. “No período de 30 a 40 dias pretendemos retomar o plano de construir um centro de formações moderno e de referência para a América do Sul”, destacou.

Com a retirada do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) de cena, após a reunião que ocorreu no Palácio Piratini nessa segunda-feira, o leilão do terreno da rua Silva Só que abriga o Ginásio da Brigada Militar e da Escola dos Bombeiros, localizada ao lado, fica suspenso. “Ele está travado momentaneamente, enquanto seguimos em busca de outras áreas, que ofereçam condições técnicas para abrigar a estrutura projetada”, afirmou o secretário adjunto.

Oltramari elogiou a atitude do governador José Ivo Sartori de preservar a natureza da criação do Cete. Segundo ele, a secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer levou em conta as reivindicações da comunidade e solicitou uma reavaliação por parte do governo quanto à destinação do espaço. “Os moradores do Menino Deus e entorno do centro de treinamento se mobilizaram, parlamentares da cidade e da Assembleia Legislativa também começaram a discutir a questão. Acreditamos que houve um pouco de incompreensão por parte do projeto”, expressou. “Muitas pessoas ficaram com o temor que os militares assumissem a gestão do local, o que nunca foi a proposta”, disse.