Governo flexibiliza expediente de servidores durante a Copa do Mundo

Torneio vai começar em 14 de junho, na Rússia

Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação / CP

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou portaria no Diário Oficial da União de hoje para regulamentar o funcionamento de órgãos públicos da administração direta (ministérios) e indireta (fundações e autarquias) nos dias de jogos da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo Fifa 2018. O torneio vai começar em 14 de junho, na Rússia.

A portaria, assinada pelo ministro Esteves Colnago, estabelece que nos dias em que os jogos do Brasil se realizarem pela manhã, o expediente só comece a partir das 14h. Já nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, que o expediente comece manhã e se encerre às 13h. Segundo o dispositivo, as horas não trabalhadas devem ser compensadas até o dia 31 de outubro. Os agentes públicos também devem observar os turnos de funcionamento dos órgãos e entidades, além da preservação integral do funcionamento de serviços considerados essenciais, determina a portaria.

Calendário
O Brasil estreia na Copa contra a Suíça, no dia 17 de junho, um domingo, às 15h, no horário de Brasília, pelo grupo E da competição. A segunda partida é contra a Costa Rica, no dia 22 de junho, sexta-feira, às 9h. O jogo de encerramento da fase de grupos ocorre no dia 27, quarta-feira, contra a Sérvia, às 15h. Se chegar às semifinais ou à grande final, no dia 15 de julho, o Brasil ainda pode jogar outras quatro vezes. A definição das datas dos confrontos das fases seguintes dependem da posição do país na fase de grupos.