Toxoplasmose: confirmados 485 casos em Santa Maria

No boletim anterior, eram 460. Esse já é o maior surto da doença no mundo

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santa Maria e o governo do Estado divulgaram hoje mais um boletim de investigação do surto da toxoplasmose no município da região Central. O documento, além de detalhar o número de casos, também apresentou dados preliminares referentes ao perfil epidemiológico da doença, com considerações a respeito da etnia e escolaridade dos pacientes. Segundo os dados apresentados, 485 casos da enfermidade foram confirmados até o momento (25 a mais que no levantamento anterior), sendo 41 deles em gestantes.

Ainda conforme os dados, foram notificados à Vigilância em Saúde de Santa Maria 1.176 casos de pacientes com sintomas da doença. Desse total, 825 atendiam à definição de caso suspeito e 351 ainda dependem de classificação. Do total de casos suspeitos, 185 foram descartados e 155 permanecem em investigação.

Com relação ao levantamento preliminar do perfil epidemiológico, os dados levaram em conta o estudo aprofundado do quadro de 79 pacientes. A maioria é branca (63 pessoas) e, com relação à escolaridade, 30,4% completaram o ensino superior. Assim que surgiram os sintomas, 72 pacientes procuraram atendimento médico. Dos 79 casos, 19 necessitaram de internação hospital, um de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 43 de um médico oftalmologista.

A relação completa dos dados referentes ao perfil epidemiológico dos casos pode ser conferida abaixo:

Maior surto do mundo

Os primeiros casos de toxoplasmose começaram a aparecer em Santa Maria na metade de abril. No dia 19, a Prefeitura Municipal preparou uma coletiva de imprensa para divulgar o resultado de alguns exames que foram coletados em pacientes com sintomas de síndrome febril. O fato veio à tona após um documento oficial da Secretaria Estadual da Saúde vazar e ser divulgado por grupos de WhatsApp.

Atualmente, o surto de Santa Maria já é considerado o maior do mundo. O recorde anterior ocorreu entre 2001 e 2002 em Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, com 426 doentes. As causas da doença, transmitidas por um protozoário, ainda não se esclareceram.