Saída de Parente derruba ações da Petrobras e eleva dólar

Temer ainda estuda substituto

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após o anúncio da saída de Pedro Parente da presidência da Petrobras, as ações da empresa registraram queda na Bolsa de Valores. O Índice Bovespa também é impactado e o dólar opera com alta.

Por volta das 14h25min de hoje, as ações da Petrobras apareciam no topo daquelas com as maiores reduções. As ações preferenciais caíam 15,60%, já as ordinárias, tinham queda de 15,50%.

O índice Bovespa caía 0,02%. Logo em seguida, às 14h28min, o índice subiu 0,04%. Já o dólar comercial sobe 0,45%, sendo negociado a R$ 3,75.

Às 11h20min, logo após o anúncio da demissão de Parente, a Bolsa de Valores de São Paulo sofreu queda. Em aviso de fato relevante, a estatal informou que as negociações das ações PETR-N2 foram suspensas por 20 minutos.

Temer ainda estuda substituto

O presidente Michel Temer ainda estuda um nome para substituir Pedro Parente na presidência da Petrobras. O ex-dirigente chegou para a conversa com Temer já com a carta de demissão pronta e em “caráter irrevogável e irretratável” – o que colocou sobre os ombros do Palácio do Planalto o peso de administrar mais esse problema, com grandes repercussões no mercado interno e externo.

Apesar de se colocar à disposição para a transição, Parente não foi sensível a, pelo menos, adiar a saída. Na carta de demissão, ele acabou também sugerindo ao presidente que faça uma escolha técnica, sem interferência política.

Logo após a divulgação da demissão de Parente, o Conselho de Administração da estatal se reuniu no Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa. Mesmo em meio à paralisação dos caminhoneiros, o governo continuou apoiando a política de preços da Petrobras, que prevê variação diária, para mais ou para menos, com base na cotação internacional.

Mesmo tendo sempre apoiado a gestão independente de Parente, o governo reconhecia internamente que o sobe e desce diário do preço dos combustíveis, em nome da estabilidade de preços, tinha efeitos negativos sobre a população, dificultando até a percepção sobre a real queda da inflação.