Procon vai notificar postos para que evitem aumento abusivo de gasolina e álcool na Capital

Pontos de venda do gás de cozinha também serão inspecionados, confirmou o órgão de defesa

O Gabinete de Crise da Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Procon Municipal, vai notificar os 270 postos de combustíveis da Capital para que não ocorra aumento abusivo de preços da gasolina ou álcool e seja aplicada a redução no valor do diesel. Também serão fiscalizados os pontos de venda do gás de cozinha.

A atuação do órgão de defesa do consumidor vai contar com o apoio de mais de 30 agentes da Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Os profissionais vão entregar as notificações e solicitar notas fiscais de compra e venda de combustíveis do dia 18 de maio, data anterior à greve dos caminhoneiros, além de verificar os preços praticados diariamente. Os postos serão informados sobre a pesquisa semanal de preços e incentivados a enviar espontaneamente os valores praticados para a pesquisa.

Os estabelecimentos que compraram diesel antes da redução nas refinarias não serão autuados, mas apenas para quem praticar o preço elevado mesmo tendo comprado o combustível mais barato. Os locais terão 48 horas a contar da notificação para se explicar.

A diretora do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial, pede mais uma vez que os consumidores ajudem a fiscalizar. “O consumidor pode enviar nota fiscal do produto ou tirar fotos dos preços praticados para os meios oficiais do Procon para ajudar na fiscalização”, disse.

Os canais incluem o atendimento eletrônico do site, o telefone 3289.7774 ou a sede do órgão, que fica na rua Andradas, 686, no Centro Histórico. Diariamente, o Procon Municipal entrega 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h.