Mais de 60% dos caminhões escoltados pelas forças de segurança no RS eram de combustíveis

Em sete dias de operações, 1.760 caminhões foram escoltados para todas as regiões do Estado; dados foram apresentados pelo Gabinete de Gestão de Crise

Mais de 60% das escoltas foram de caminhões com combustíveis. Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

O Gabinete de Gestão de Crise instaurado pelo governo estadual para minimizar os impactos com a paralisação dos caminhoneiros apresentou, na manhã desta sexta-feira, um balanço das ações que vêm sendo realizadas desde o dia 26 de maio. Em sete dias de operações, 1.760 caminhões foram escoltados. Desse total, quase 63%, equivalente a 1.108 caminhões, estavam carregados com combustíveis.

O vice-governador do Estado e coordenador do Gabinete de Crise, José Paulo Cairoli, disse que os resultados foram bastante positivos pela integração das forças de segurança e da defesa civil para levar não só o combustível, mas também ração animal, alimentos e gás de cozinha para as famílias.

“Foi extremamente positiva essa ação integrada, onde é possível, com a participação de todas as forças, dar o melhor de si para que tenhamos um Estado que possa enfrentar as dificuldades”, avaliou Cairoli.

Segundo o governador José Ivo Sartori, a ação integrada de todos os órgãos de Segurança fez com que a normalidade começasse a ser restabelecida sem maiores contratempos. “Estamos superando as dificuldades com muito trabalho”, afirmou.

Em tom de pré-campanha, Sartori que pode buscar a reeleição em outubro disse que todo o Gabinete de Crise agiu com responsabilidade e transparência. “Por isso, alerto: não podemos embarcar em aventura nesse momento oportuno para a demagogia, principalmente em um ano eleitoral. A boataria não ajuda e não constrói nada”, concluiu o governador.

As forças policiais e militares estadual e nacional criaram grandes corredores de segurança nas rodovias para garantir a distribuição de combustível e alimentos para capital e interior. A Brigada Militar, Força Nacional, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal continuam com efetivo mobilizado.

Números foram apresentados pelo Gabinete de Gestão de Crise. Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba