Manifestações em BRs perdem força no País e greve registra primeira morte

Pedrada atingiu caminhoneiro em Rondônia. No RS, seis foram presos em Guaíba

A quarta-feira registrou uma queda acentuada no número de pontos de concentração de caminhoneiros nas estradas, no décimo dia desde o início da greve da categoria. No Norte do País, um caminhoneiro morreu, em Rondônia, o que configura o primeiro óbito diretamente relacionado à paralisação.

O número de 544 pontos de concentração relatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início da tarde de hoje caiu para 197, segundo o levantamento das 19h. O dado foi informado pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Não foram detalhados números estaduais, pelo segundo dia consecutivo. No Rio Grande do Sul, a PRF se limitou a informar que 25 bloqueios haviam sido desfeitos, até as 16h50min.

“São números extremamente claros a respeito da desaceleração que estamos tendo nesse momento [nas paralisações]”, disse o ministro em entrevista coletiva. “[O movimento] reflui porque, de fato, ficou claro para nós e para a sociedade que a pauta dos caminhoneiros estava atendida e que o movimento estava sendo infiltrado por aqueles com intenções políticas”, completou.

Jungmann informou ainda que desde o início da greve até agora 2.275 veículos de carga foram escoltados, com o transporte de 36,3 milhões de litros de combustível.

A estimativa do chefe do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, almirante Ademir Sobrinho, é de cinco a sete dias para normalizar o abastecimento em todo o Brasil. Esse prazo, segundo ele, ocorre porque os caminhões estão aptos a rodar, mas a disponibilidade de combustível ainda é menor do que o necessário.

Violência
Jungmann condenou episódios de violência contra caminhoneiros que querem seguir viagem. Em Vilhena (RO), um caminhoneiro morreu após ter sido atingido por uma pedrada. A pedra atravessou o pára-brisa e acertou a cabeça do homem. A Polícia Federal já prendeu dois suspeitos, um por ter jogado a pedra e o líder do bloqueio na estrada.

“Eu acho esse é um exemplo trágico do equívoco da violência política, da tentativa de se constranger, agredir e desnaturar um movimento que começou com reivindicações justas e atendidas pelo governo. Aqueles que cometeram esse crime serão punidos na forma da lei. E todos que cometerem crimes similares serão investigados e punidos na forma da lei”.

No RS, seis presos em Guaíba

Na região Metropolitana de Porto Alegre, agentes da PRF fizeram seis prisões e apreenderam um adolescente após caminhoneiros denunciarem ter sido coagidos a permanecer na manifestação, em Guaíba.

Além de identificados pelos vítimas, os suspeitos foram filmados abordando os caminhões. Dos sete detidos, apenas dois são transportadores de carga.

Com a ação, mais de 50 veículos, às margens da BR 116, retomaram viagem.

Malha estadual só registra cinco pontos de concentração

Depois de iniciar a quarta-feira ainda com 117 pontos de concentração de manifestantes, a malha estadual do Rio Grande do Sul registra apenas cinco, na noite de hoje, conforme o balanço divulgado após as 22h pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar. De acordo com o levantamento, os atos ocorrem em Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Candelária, Taquari e Formigueiro.